Glob Engenharia Ambiental

GOVERNO DO RS PUBLICA RESOLUÇÃO QUE REGULAMENTA A LICENÇA AMBIENTAL POR COMPROMISSO

Postado 05/01/2022

A Resolução 455/2021 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), que estabelece procedimentos e critérios para a emissão de Licença Ambiental por Compromisso (LAC) para atividades passíveis de licenciamento ambiental no Estado, foi publicada pelo governo do Estado em 29/12/21.

A minuta foi aprovada em novembro. A possibilidade de emissão da LAC mediante encaminhamento dos documentos exigidos – aos moldes do já praticado em outros Estados – é uma das inovações trazidas pelo novo Código Ambiental do Rio Grande do Sul (Lei 15.434), sancionado em janeiro de 2020.

Conforme a presidente da FEPAM, Marjorie Kauffmann, a publicação encerra um ciclo de amplo debate sobre o tema. “Nós construímos um modelo de acordo com as nossas necessidades e possibilidades, com a segurança técnica ambiental e jurídica mais adequada para o Rio Grande do Sul. Agora teremos a oportunidade de colocar tudo em prática, sempre observando o surgimento de eventuais ajustes no processo, que não é estático. De nossa parte é importante sempre lembrar que a fiscalização será priorizada, de forma sistemática, durante a instalação e a operação desses empreendimentos licenciados por LAC”, afirmou.

O secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, reforça que a publicação da resolução é mais uma entrega desta gestão, que assumiu com a população gaúcha o compromisso de implementar iniciativas para desenvolver o Estado, garantindo a proteção ambiental.

“Santa Catarina e Bahia, por exemplo, já utilizam há algum tempo a LAC. Aqui no Rio Grande do Sul, essa modalidade também será importante na retomada econômica, uma vez que simplifica o início da operação de novos negócios e, ao mesmo tempo, dá mais agilidade e continuidade à fiscalização, que seguirá sendo realizada com todo o rigor pela Fepam”, disse Viana. 

Leia texto na íntegra em: https://www.diariooficial.rs.gov.br/materia?id=661293

Fonte: Ascom/Sema

Gostaria de solicitar um orçamento?

fale com a gente