Glob Engenharia Ambiental

CARNE 100% RASTREAVEL E LIVRE DE DESMATAMENTO

Postado 24/09/2021

Como maior empresa do varejo de alimentos do país, o Grupo Carrefour Brasil acredita que é possível impactar positivamente a sociedade, engajando parceiros nesses esforços e estimulando mudanças em todas as etapas da cadeia de fornecimento. Essas práticas estão em linha com o Act for Food, posicionamento de marca que reforça a estratégia de liderar os movimentos que levam à alimentação saudável, sustentável e a preço acessível. Deste modo, juntamente com a Fundação Carrefour e a IDH – Iniciativa para o Comércio Sustentável, o Grupo se torna a primeira empresa no país a comercializar carne 100% rastreável, do nascimento do bezerro até a prateleira do supermercado, e livre de desmatamento. O produto está sendo vendido, desde julho, em uma das lojas mais populares da rede, no Hiper de Interlagos (São Paulo), pois sustentabilidade não precisa custar caro. A iniciativa pioneira permite que os consumidores tenham acesso a informações por meio de um QR Code estampado na etiqueta do produto.

O resultado é fruto de uma parceria iniciada em 2018, cujos investimentos somam mais de 20 milhões de reais aplicados em Mato Grosso, no Programa de Produção Sustentável de Bezerros. O objetivo é a inclusão socioeconômica de 450 pequenos produtores, fornecendo assistência técnica, financeira e ambiental para o desenvolvimento de uma cadeia pecuária mais forte, economicamente viável e que resulte em um produto sustentável desde a origem.

O Grupo acredita no potencial de transformação socioambiental, incluindo economicamente o pequeno produtor e ajudando-o a preservar e a recuperar os biomas. Toda a estratégia do programa é dirigida a pequenos produtores de bezerros, com uma abordagem inovadora, que busca torná-los mais eficientes, melhorando a produtividade nas propriedades, aumentando suas receitas e abrindo oportunidades de investimentos, o que reforça ainda mais o compromisso do Grupo no  combate ao desmatamento, incentivando a  produção sustentável e a responsabilidade social. É importante ressaltar que não se trata de um conjunto de intervenções meramente assistenciais, mas de desenvolvimento para a estruturação individual desses pequenos produtores, por meio de modelos de negócios consistentes e acesso à financiamentos e investimentos.

FONTE: CEBEDS

Gostaria de solicitar um orçamento?

fale com a gente