Glob Engenharia Ambiental

ABNT INCENTIVA DESCARTE CORRETO DE RESÍDUOS ELETRÔNICOS ATRAVÉS DE CERTIFICAÇÃO

Postado 02/07/2021

Em 2020 o mundo gerou 55,5 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos e somente 17,4% deste volume foi coletado e reciclado de maneira documentada (The Global E-Waste Monitor), no ano de. Segundo o mesmo relatório, o Brasil produziu 2.1 milhões de toneladas e destinou corretamente apenas 1% deste resíduo, muito abaixo do índice de 9% das Américas.

Os eletrônicos possuem materiais valiosos e seu descarte inadequado impossibilita a exploração de seu potencial econômico, dentro de uma lógica de economia circular e reciclagem de matéria-prima”, afirma Marcus Oliveira, CIO da Circular Brain.

Pensando nisso, a ABNT e a Circular Brain firmaram uma parceria para estimular a reciclagem, além de ajudar pequenos recicladores no atendimento às normas e à legislação. Com um número maior de operadores certificados, o País tende a aumentar o número de resíduos eletrônicos reciclados de maneira adequada, podendo recuperar materiais convencionais (ex: vidro e alumínio), recuperar materiais valiosos ou críticos (ex: ouro, prata, índio, gálio e germânio), reduzir os gases causadores do efeito estufa, entre outros benefícios.

De acordo com o Decreto Lei nº 10.240/2020, para os recicladores integrarem o sistema de Logística Reversa de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) deverão seguir as normas da ABNT – ABNT NBR 16156:2013 e NBR 15833:2018, quando cabíveis. A mesma obrigatoriedade também é exigida no Acordo Setorial para Implantação de Sistemas de Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos de Uso Doméstico e Seus Componentes, assinado pelo Ministério do Meio Ambiente e entidades representativas do setor em outubro de 2019.

Entendendo a parceria

O Ecossistema Think Circular, desenvolvido pela Circular Brain, é a única plataforma digital do País certificada pela Norma ABNT NBR 16156 e dá suporte aos operadores para que obtenham a certificação requerida pela Lei. A plataforma possui todos os requisitos necessários para que o reciclador entenda as adequações necessárias para conseguir se certificar e fazer parte do sistema de logística reversa, cooperando com a economia circular dos eletroeletrônicos.

“Com esta parceria, entendemos que o número de empresas certificadas que garantem aderência à norma será muito maior. A plataforma desenvolvida pela Circular Brain auxilia a gestão do processo, facilitando a apresentação de documentos para evidência de atendimento às normas e apoiando na gestão do processo. Do lado da ABNT, continuamos realizando a auditoria, inclusive remota, que é um dos requisitos para o operador conquistar a certificação”, explica Mario William Esper, presidente da ABNT.

Case de sucesso

A Reciclo Inteligência Ambiental é uma das empresas já certificadas na norma ABNT NBR 16156. De acordo com Alcir Pereira, diretor da empresa, por se tratar de uma norma que estabelece requisitos específicos para a atividade de manufatura reversa de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, a certificação na norma ABNT NBR 16156 foi essencial para o fechamento do ciclo dos processos internos da empresa.

“Além dos requisitos ambientais e ocupacionais relacionados à nossa atividade, a norma enfatiza os cuidados necessários durante todo o processo de descaracterização (desmontagem), observando principalmente a rastreabilidade dos materiais e segurança da informação contida em cada equipamento eletrônico. Adicionalmente, a plataforma Think Circular foi desenvolvida tendo como base 100% dos itens normativos da ABNT NBR 16156, desta forma conseguimos ser mais ágeis com o fluxo de entrada e saída de materiais e controles internos, além de tornar prontamente recuperáveis de forma online as informações e dados do processo de manufatura reversa”, completa Pereira.

FONTE: https://rmai.com.br

Gostaria de solicitar um orçamento?

fale com a gente