Glob Engenharia Ambiental

TOYOTA FIRMA PARCERIA COM STARTUP GAÚCHA PARA RECICLAR 100 MIL CARROS

Postado 19/05/2021

A Toyota anunciou na segunda-feira, 10, parceria com a startup gaúcha GWA para promover técnicas de descarte de veículos no Brasil. A GWA realiza a descontaminação dos veículos, a triagem dos materiais e o encaminhamento para reciclagem e o desígnio adequado.

O processo irá seguir o manual de destinação de materiais veiculares recentemente desenvolvido pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA). Esse documento, feito de forma independente, tem o intuito de estabelecer as melhores práticas nacionais e internacionais para unidades de desmontagem veicular.

Segundo a fabricante, a ideia é que esta seja a primeira de muitas parcerias com empresas do tipo - a estimativa é que sejam pelo menos 100 projetos reconhecidos e implementados até 2050. No Brasil, 13 iniciativas diferentes foram sondadas desde 2017 e apenas a GWA se qualificou até o momento. É a primeira vez que a matriz da Toyota reconhece um projeto do tipo na América Latina.

Durante o processo de determinação da parceria, a parte da Toyota foi fornecer orientações durante o acompanhamento de desmontagens de carros em fim de vida. A GWA afirma que, no Brasil, há dois milhões de carros abandonados ou em fim de vida útil. Ela pretende, até 2030, descontaminar e reciclar 100 mil toneladas de resíduos automotivos e atingir o índice de reaproveitamento de até 85% de um veículo no final da vida.

A parceria é parte de uma iniciativa maior dentro da Toyota, o Desafio Ambiental Global 2050. Trata-se de uma série de compromissos da montadora que incluem diminuir em 90% as emissões de gás carbônico até 2050, estabelecer ciclos de vida com emissão neutra (da fabricação ao descarte) para seus produtos e zerar emissões de CO2 nas fábricas, entre outros.

FONTE: www.automotivebusiness.com.br

Gostaria de solicitar um orçamento?

fale com a gente