Glob Engenharia Ambiental

COMO MEDIR O NÍVEL DE SUSTENTABILIDADE DA FAZENDA?

Postado 15/09/2020

O GIPS (Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável) é um guia lançado em 2016 pelo GTPS-Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável. Essa auto avaliação gratuita ajuda o pecuarista a descobrir em que patamar de sustentabilidade está a sua fazenda, identificando pontos importantes que muitas vezes já fazem parte da lista de preocupações da fazenda, mas, às vezes, nem mesmo o produtor, tão envolvido no processo, conhece.

O GIPS tem como objetivo traduzir o conceito da pecuária sustentável na visão dos seis elos da cadeia produtiva da pecuária. É totalmente gratuito e confidencial e o produtor rural vai conseguir ter uma fotografia de como que está a fazenda dele em termos de sustentabilidade e aonde ele pode chegar, quais são os próximos passos para ele evoluir, avançar neste caminho da sustentabilidade.

De acordo com o grupo de Trabalho, a auto avaliação atribui perguntas a cinco áreas: gestão, meio ambiente, comunidades, trabalhadores e cadeia de valor. “A gente tem indicadores dentro de todos estes aspectos, tratando da sustentabilidade de uma forma bem ampla. O objetivo também é desmistificar o olhar de que a sustentabilidade é só o meio ambiente, é só abraçar árvore. Não é só isso. Sustentabilidade é muito mais que isso, envolve manejo de pastagem, cuidado com os trabalhadores, atendimento da legislação, seja o Código Florestal. 700 produtores já iniciaram cadastro na plataforma e 400 já preencheram sua avaliação.


FONTE: GIRO DO BOI

Gostaria de solicitar um orçamento?

fale com a gente