Notícias

18 de Maio, 2020

COMO MANTER A SAÚDE FINANCEIRA E ENFRENTAR A CRISE?

A crise causada pelo COVI-19, reduziu o consumo e cortou salários. Segundo pesquisa do Datafolha 69% das pessoas acreditam que vão perder seus empregos. Esse cenário provoca uma insegurança financeira que impacta diretamente milhões de brasileiros. O último relatório do Banco Central publicou uma expectativa para 2020 de uma retração de 1,18% do PIB Brasileiro.

EMPREGO E RENDA:

98% das empresas no Brasil são pequenos negócios

40% de todos os salários pagos no brasil e metade dos empregos gerados são das pequenas empresas

80% das pequenas e micro empresas atuam no comércio e serviços

10MM de pessoas no Brasil trabalham no comércio

O QUE FAZER?

#FOCO TOTAL NAS FINANÇAS: mapeie os gastos, visite todas as despesas e priorize o que é necessário. Analise detalhadamente seu orçamento, liste as receitas, avalie as despesas e veja o saldo final. Tenha coragem para cortar tudo que for possivel e fazer as alterações necessárias para ajustar o orçamento. Aproveite que toda família esta em casa e discutam juntos as despesas e prioridades.

#ATENÇÃO A CONSUMOS DO DIA A DIA: a decisão do que pode ser cortado é muito pessoal. Preste muita atenção nos gastos do dia a dia, como água, energia, deslocamentos, que, com bons hábitos, podem gerar economia desde já. Caso não tenha uma reserva de emergência para imprevistos, é um bom momento para iniciar.

#PERFIL DOS GASTOS: o trabalho e a presença de todos os familiares em casa mudam o perfil dos gastos da casa. Dependendo de sua rotina, a energia pode subir, mas outros podem baixar. É importante mapear os gastos atuais e ver os ajustes a serem feitos.

# PLANEJAMENTO FINANCEIRO DO SEU NEGÓCIO: é fundamental que você redobre sua atenção quanto aos riscos do seu negócio. Reavalie seu planejamento financeiro, faça as correções necessárias para equilibrar as despesas e receitas nesse período evitando os impactos negativos. E, gaste tempo avaliando formas de adaptar seu negócio frente as mudanças que estão chegando com muita força.

# REFORCE SUAS ESTRATÉGIAS: se você é autônomo ou pequeno empreendedor reforce suas estratégicas para manter seus clientes. Mas não esqueça: antes de tudo analise suas despesas, faça os ajustes necessários e avalie soluções para reagir neste momento.

#ADAPTAR E PRIORIZAR: uma das lições dessa pandemia é aprendermos a nos adaptar e priorizar de fato o necessário. Olhe para seu orçamento familiar e da sua empresa e elimine o desnecessário. Esse exercício lhe dará muito mais foco para atingir suas prioridades. Outra lição é a importância da reserva de emergência.

#AJUDE, SE POSSÍVEL: executando um bom planejamento financeiro estamos contribuindo para a economia do país. Também podemos fazer voluntariado, ajudar um vizinho idoso, ou ainda fazer doações para instituições que trabalham nas causas sociais. E, caso sua renda não tenha sido afetada, pense nas pessoas que fazem algum serviço pra você e sua família e veja como ajudar.

INSEGURANÇA FINANCEIRA NO FUTURO

Segundo a pesquisa do Datafolha, 78% dizem que sofrerão impactos na sua renda pessoal e que caso não tenham renda, 20% disseram que conseguem se sustentar por 1 mês.

Essas previsões levam os brasileiros a serem mais cautelosos. Portanto, conhecimento vale muito, quanto mais informado e preparado melhor você conseguirá passar pela crise. É possivel encontrar vários cursos on line gratuitos sobre planejamento financeiro, além de receber dicas de especialistas e usar de simuladores de receitas e despesas. Pesquise!

 

FONTE: texto adaptado da área de sustentabilidade do Santander

Notícias anteriores

STARTUP EVITA QUE TONELADAS DE PRODUTOS NOVOS SEJAM DESCARTADOS

Mesmo que 75% das indústrias brasileiras use mecanismos para tentar evitar o desperdício, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI),...

01 de Junho, 2020 leia mais

FEPAM PUBLICA RESOLUÇÃO QUE CONCEDE PRORROGAÇÃO AUTOMATICA...

Foi publicada a Resolução 04/2020 que prorroga por 30 dias corridos as Licenças Ambientais no âmbito de competência da FEPAM com vencimento entre os dias...

29 de Maio, 2020 leia mais

AS MUDANÇAS NOS HÁBITOS DOS CONSUMIDORES FICANDO EM CASA PELO...

O “novo normal” – isolamento, mudou a forma como vivenciamos o tempo e o espaço. Gerou um impacto marcante no nosso jeito de trabalhar, de nos divertir...

29 de Maio, 2020 leia mais

COVID-19 E A GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

É notório o impacto da pandemia da COVID-19 no setor industrial, não só em termos econômicos, mas sobretudo no novo formato de trabalho que garanta...

21 de Maio, 2020 leia mais

QUE TAL BAIXAR LIVROS GRATUITAMENTE? INVISTA EM VOCÊ GASTANDO...

Ler um bom livro é sempre uma boa opção, seja como companhia em uma viagem, para trabalhos acadêmicos ou para desenvolvimento em sua profissão. Os livros...

21 de Maio, 2020 leia mais

COMO MANTER A SAÚDE FINANCEIRA E ENFRENTAR A CRISE?

A crise causada pelo COVI-19, reduziu o consumo e cortou salários. Segundo pesquisa do Datafolha 69% das pessoas acreditam que vão perder seus empregos. Esse...

18 de Maio, 2020 leia mais
  • Página 1 de 36
  • >