Glob Engenharia Ambiental

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Postado 18/07/2019

Muito se tem ouvido sobre as mudanças que a IA está fazendo e ainda tem por fazer na produtividade das indústrias, na saúde... na vida das pessoas. O que pouco tem se ouvido ainda é o que ela pode fazer para ajudar a criar um futuro mais sustentável para a humanidade. Em 2018, a demanda global por recursos foi 1,7 vezes maior do que a Terra pode aguentar em um ano.

O significado disso é que o padrão atual de “pegar-produzir-descartar” não serve mais. É indiscutível que se diminua drasticamente os desperdícios. A natureza esta ai para mostrar o caminho. Uma árvore, por exemplo, capta energia e nutrientes para se desenvolver, e, quando morre, passa a nutrir o solo, ou seja, volta para o ciclo.

Nesse sentido, é preciso repensar o processo produtivo das coisas, tudo que é produzido, desde automóveis, eletrodomésticos, embalagens e até roupas precisam ganhar novo propósito após sua vida útil-economia circular.

É nesse ponto que a IA pode contribuir muito acelerando essa abordagem e provocando a mudança tecnológica necessária:

- Projetando produtos mais duráveis e que ao final possam ser reutilizáveis;

- Desenvolvendo novos materiais que utilizem menos produtos nocivos a saúde e ao meio ambiente, que economizem energia na extração/produção;

- Repensando o designer dos produtos;

- Otimizando a tecnologia, especialmente na triagem de materiais, para reprocessar produtos descartados, evitando extraí-los “cru” da natureza;

- Maximizando novos modelos de negócios, dando ênfase ao serviço por assinatura e aluguel ao invés de adquirir produtos. A IA pode potencializar muito esses negócios.

Para enfrentar esses desafios precisamos de pessoas engajadas e com novas capacidades em negócios, tecnologia, gestão,...Uma economia verdadeiramente circular é aquela em que todos nós fazemos parte. Juntos podemos reverter os desafios criados pela atual economia do “pegar-produzir-desperdiçar”.

Inspire-se, assistindo esses vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=s7C0gi0_CEI

http://g1.globo.com/globo-news/videos/v/economia-circular-o-lixo-que-nao-e-lixo/6122986/

 

 Fonte: Global Engenharia Ambiental

Gostaria de solicitar um orçamento?

fale com a gente