Notícias

04 de Junho, 2019

SÉRIE ESPECIAL SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2019 - TERÇA FEIRA

O Brasil é o 4º país que mais produz prédios verdes no mundo segundo a USGBC (United States Green Building Council) (2018), estando atrás somente dos Estados Unidos, a China e os Emirados Árabes.

A construção sustentável é uma forma de se construir casas e edifícios, harmonizando-os com o meio ambiente. É um conjunto de medidas adotadas durante todas as etapas da obra (projeto, construção e pós-construção) que tem por finalidade a sustentabilidade da edificação. Essas medidas visam reduzir ao máximo os impactos sobre o meio ambiente, economizar os recursos naturais, como a água e energia, reduzindo os resíduos gerados e melhorando a qualidade de vida dos ocupantes.

Exemplo de medidas na hora da construção para torna-la sustentável:

Escolher o local onde será construído, levando em conta a dinâmica da região (proximidade com serviços básicos, preservação de áreas naturais e de espécies nativas);

Uso de espécies nativas no paisagismo;

Otimização da iluminação, ventilação e aquecimento natural utilizando blocos de vidro e aberturas mais amplas;

Uso de energia solar (fotovoltaica);

Instalação de coletor solar térmico, para aquecimento de água;

Utilização de coberturas verdes (tetos verdes);

Compostagem de resíduos orgânicos;

Construção de horta vertical;

Vasos sanitários com redução de uso de água;

Reaproveitamento e reuso da água (Ex.: captação da água da chuva);

Utilização de lâmpadas de LED;

Redução do desperdício de materiais (reciclagem e reutilização);

Redução e disposição adequada dos resíduos da construção civil;

Aplicação de materiais reciclados como madeira reflorestada e tijolo de adobe (areia, argila e palha);

Evitar a utilização de amianto, CFC, HCFC, formaldeído, PVC, entre outros.

AS CERTIFICAÇÕES

Os Selos de certificação ajudam a medir o quanto uma edificação preza pela preservação natural. Abaixo constam as principais certificações:

Green Globes: certificação dada pelo Green Building Initiative (GBI) a prédios que prezam pelos mais altos padrões de sustentabilidade;

O LEED Lidership in Energy and Environmental Design emitido pelo United States Green Building Concil. É a certificação mais utilizada em todo o mundo;

Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), certificação brasileira baseada na francesa HQE (Haute Qualité Environnemetale) e implantada no país pela Fundação Vanzolini;

PROCEL Edifica:  selo da PROCEL, que existe desde 2003, para construções que usam melhor os recursos naturais para reduzir o consumo de energia nas edificações;

BREEAM: o BREEAM fez muito sucesso na Europa desde 1992, antes de chegar no Brasil em 2011. O nível de exigência é bem alto, o que colabora para a enorme credibilidade da certificação.

TIPOS DE CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS.

Construção com materiais sustentáveis industriais: Construções edificadas com ecoprodutos fabricados industrialmente, adquiridos prontos, com tecnologia em escala, atendendo a normas, legislação e demanda do mercado.

Construção com resíduos não-reprocessados (Earthship): Consiste na utilização de resíduos de origem urbana com fins construtivos, como garrafas PET, latas, etc. 

Construção com materiais de reuso (demolição ou segunda mão): Esse tipo de construção incorpora produtos convencionais descartados e prolonga sua vida útil, evitando sua destinação para aterros sanitários ou destruição por processos perigosos (como queimas ou descarte em botas-fora). 

Construção alternativa: Utiliza materiais convencionais disponíveis no mercado, com funções diferentes das originais. É um dos modelos principais adotados em comunidades carentes ou sistemas de autoconstrução. Exemplos: aquecedor solar com peças de forro de PVC como painel para aquecimento de água.

Construção natural: É o sistema construtivo mais ecológico, uma vez que integra a edificação com o ambiente natural e o modifica ao mínimo, também conhecido como Permacultura/ bioconstrução. Essas construções são construídas com materiais impermeáveis. 

Construção Steel Frame: Consiste em painéis estruturais de aço zincado dobrados a frio. Os fechamentos variam de camadas de lascas de madeiras, placas de cimento revestidas com madeira, camadas de alumínio, painéis compostos por poliuretano e poliestireno. As divisórias são de painéis de gesso e podem receber isolamento térmico e acústico. Esse tipo de construção é bastante difundido nos EUA.

No Brasil ainda não há grande adesão a esse método de construção devido a causas culturais, também a baixa a qualificação de mão de obra, pois, o método exige conhecimento que a maioria dos profissionais não possui. Além disso, dependendo da região pode não haver fornecedores para atender a demanda por Steel frame.

Cobertura verde ou teto verde: Consiste na colocação de vegetação em substituição ao telhado. Esse tipo de construção ajuda a capturar o CO2 da atmosfera, é termoacústico e diminui o escoamento da água da chuva.

Exemplo de 10 obras sustentáveis no mundo:

https://www.sienge.com.br/blog/10-construcoes-sustentaveis/

FONTE: Global Engenharia Ambiental Ltda

Notícias anteriores

Fepam estabelece procedimentos e critérios de integração de...

Foi publicado no Diário Oficial Do Rio Grande do Sul, de 03 de Junho de 2019, a Portaria FEPAM nº 43/2019, que disciplina os procedimentos e critérios...

19 de Junho, 2019 leia mais

SÉRIE ESPECIAL SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2019 - SEXTA FEIRA

LOGÍSTICA REVERSA

07 de Junho, 2019 leia mais

SÉRIE ESPECIAL SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2019 - QUINTA FEIRA

Biogás: “pegada negativa de carbono”

07 de Junho, 2019 leia mais

SÉRIE ESPECIAL SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2019 - QUARTA FEIRA

PANORAMA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL Segundo o último panorama de resíduos sólidos do ano de 2017, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza...

05 de Junho, 2019 leia mais

SÉRIE ESPECIAL SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2019 - TERÇA FEIRA

CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

04 de Junho, 2019 leia mais

SÉRIE ESPECIAL SEMANA MEIO AMBIENTE 2019 - SEGUNDA-FEIRA

Eficiência Energética e Uso de Energia Alternativa: racionalizar depois usar

03 de Junho, 2019 leia mais
  • Página 1 de 28
  • >