Notícias

24 de Abril, 2019

Fepam atualiza portaria que regra licenciamento de postos de combustíveis

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) publicou nova portaria contemplando o rito do licenciamento ambiental de postos de combustíveis, desde a fase do licenciamento prévio, manutenção de suas renovações, ampliações, remediação de áreas contaminadas e encerramento da atividade. A nova Portaria 022/2019 substitui a Portaria 043/2009.

A diretora presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann diz que a expectativa é que a nova portaria seja uma ferramenta facilitadora do licenciamento e da operação de postos de combustíveis de acordo com as normas legais ambientais vigentes. A atualização acolheu sugestões do setor.

Marjorie Kauffmann destaca que a portaria anterior trazia um regramento geral, que tratava de efluentes, manutenção de válvulas e serviço de lavagem. Ela esclarece que estes aspectos estão contemplados na nova portaria, que recebeu ainda a inclusão dos itens avaliados e monitorados no licenciamento e na fiscalização tais como: capacitação do pessoal, a gestão de resíduos sólidos, os riscos ambientais e o plano de emergência, as contaminações, o encerramento da atividade.

A presidente adiantou que os analistas da Fepam farão palestra para o esclarecimento de possíveis dúvidas a respeito da Portaria. O evento ainda não tem data definida.

Fonte: FEPAM / SEMA

Notícias anteriores

CADASTRO FLORESTAL TERÁ VALIDADE ATÉ 31/12/2019

Foi publicada no dia 09/09/2019 (segunda) a Instrução Normativa 11/2019, pela Secretaria da Agricultura , Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS que...

11 de Setembro, 2019 leia mais

FEPAM PUBLICA PORTARIA 58/2019 QUE DISPENSA DE LPIA OS...

Em junho/2019 foi publicada a Portaria 58que dispõe sobre o estabelecimento das alterações em empreendimentos licenciados no âmbito da FEPAM.

09 de Setembro, 2019 leia mais

GOVERNADOR DO RS APRESENTA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO CÓDIGO DE...

O Projeto “ Desenvolver para Proteger” tem um escopo de propostas para modernizar o Código Estadual de Meio Ambiente.

09 de Setembro, 2019 leia mais

Governo passa a exigir o CAR na declaração do ITR

Em 19/07 foi publicada a Instrução Normativa 1902 que define as regras para os proprietários rurais apresentarem a declaração do ITR deste ano.

19 de Agosto, 2019 leia mais

22 toneladas de lixo foram interceptadas no Porto de Rio Grande

A carga contendo fraldas descartáveis, embalagens de produtos de limpeza e resíduos contaminados vinha da Alemanha.

16 de Agosto, 2019 leia mais

IBAMA E FEPAM CONCLUEM REGRAS PARA INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS

O IBAMA e os órgãos de meio ambiente de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul (Fepam) tem previsão de concluir, até final de agosto, as regras para...

09 de Agosto, 2019 leia mais
  • Página 1 de 30
  • >