Glob Engenharia Ambiental

QUAL A RELAÇÃO ENTRE ÉTICA E MEIO AMBIENTE?

Postado 29/11/2018

A ÉTICA

A ética pauta-se em valores, costumes e tradições seguidas pelo individuo, os quais, em grande medida, servem de referencial para o desdobramento da vida coletiva. Portanto, a ética, tem implicação direta com a forma e a maneira que o individuo e comunidades buscam expressar, por meio de preferências valorativas, a auto-realização. Condiz com a maneira de manifestar o bem-viver individual e coletivo.

A ética corresponde à maneira como o homem deseja construir e realizar plenamente a sua existência no planeta. Como se dá essa existência?

A ÉTICA E MEIO AMBIENTE

De um modo geral, o significado ético da relação do homem com o meio ambiente traduz a responsabilidade moral do homem para com a natureza e as outras formas de vida nela contidas. A humanidade é um dos principais elos na corrente da vida, uma das malhas na rede de relações entre os seres vivos.

Nós não estamos apenas inseridos no meio ambiente, nós de fato somos parte deste meio ambiente, dessa rede de conexões. Ser parte de algo é participar efetivamente de sua composição.

A RELAÇÃO ATUAL.

Os avanços e as conquistas demandam uma análise aprofundada e um olhar integrado das diversas realidades existentes, provocadoras de mudanças em todas as instâncias de nossas vidas, particularmente, no estilo, no comportamento, nas expressões e nos valores humanos relacionados à racionalidade, à moralidade e à ética.

O que vemos hoje são transformações velozes em todos os níveis da vida - sócio-econômico-político-cultural - que afetam, sobremaneira, o equilíbrio socioambiental. Vivemos um tempo de ruptura de padrões, modelos éticos e visões de mundo – de paradigma civilizatório geral. A “aceleração da história”, resultante do progresso tecnológico e científico e, sobretudo, a complexidade das relações sociais que movem o mundo moderno, impõe-nos a necessidade de uma reflexão sobre o que queremos para o futuro.

A informatização dos sistemas da sociedade e a mentalidade moderna fazem com que o ser humano desenvolva atitudes e comportamentos contraditórios e conflitivos, na maioria das vezes nocivas à própria pessoa, à sociedade e ao meio natural. Chama a atenção sobre a ameaça que representa o apetite humano desenfreado na exploração de recursos naturais, com o uso de técnicas ainda predatórias para satisfazer necessidades induzidas por diversas razões.

O FUTURO.

O reconhecimento ao valor e respeito demandando pelo meio ambiente representa o primeiro passo na busca da coerência entre ética e meio ambiente. Temos que deixar a individualidade de lado e pensarmos mais coletivamente.

Vivemos tempos de mudanças agudas. É preciso preservar os mais vulneráveis das volatilidades do mercado de trabalho, prever as grandes mudanças disruptivas que afetarão setores inteiros da economia, fazer avançar uma agenda focada em inovação e desenvolvimento inclusivo e sustentável e, junto a tudo isso, promover o uso do conceito de sustentabilidade tal qual ocorrido com o cinto de segurança. Como hábito diário, incontestável em âmbito individual, institucional, empresarial, de toda a sociedade.

Uma vez reconhecida nossa responsabilidade, o devido cuidado com o aquilo que nos compete é nossa obrigação. Além da manutenção da natureza, somos responsáveis pela herança que será deixada para as gerações vindouras.

Engª Fabiane Bianchi Locatelli

Gostaria de solicitar um orçamento?

fale com a gente