Notícias

29 de Novembro, 2018

QUAL A RELAÇÃO ENTRE ÉTICA E MEIO AMBIENTE?

A ÉTICA

A ética pauta-se em valores, costumes e tradições seguidas pelo individuo, os quais, em grande medida, servem de referencial para o desdobramento da vida coletiva. Portanto, a ética, tem implicação direta com a forma e a maneira que o individuo e comunidades buscam expressar, por meio de preferências valorativas, a auto-realização. Condiz com a maneira de manifestar o bem-viver individual e coletivo.

A ética corresponde à maneira como o homem deseja construir e realizar plenamente a sua existência no planeta. Como se dá essa existência?

A ÉTICA E MEIO AMBIENTE

De um modo geral, o significado ético da relação do homem com o meio ambiente traduz a responsabilidade moral do homem para com a natureza e as outras formas de vida nela contidas. A humanidade é um dos principais elos na corrente da vida, uma das malhas na rede de relações entre os seres vivos.

Nós não estamos apenas inseridos no meio ambiente, nós de fato somos parte deste meio ambiente, dessa rede de conexões. Ser parte de algo é participar efetivamente de sua composição.

A RELAÇÃO ATUAL.

Os avanços e as conquistas demandam uma análise aprofundada e um olhar integrado das diversas realidades existentes, provocadoras de mudanças em todas as instâncias de nossas vidas, particularmente, no estilo, no comportamento, nas expressões e nos valores humanos relacionados à racionalidade, à moralidade e à ética.

O que vemos hoje são transformações velozes em todos os níveis da vida - sócio-econômico-político-cultural - que afetam, sobremaneira, o equilíbrio socioambiental. Vivemos um tempo de ruptura de padrões, modelos éticos e visões de mundo – de paradigma civilizatório geral. A “aceleração da história”, resultante do progresso tecnológico e científico e, sobretudo, a complexidade das relações sociais que movem o mundo moderno, impõe-nos a necessidade de uma reflexão sobre o que queremos para o futuro.

A informatização dos sistemas da sociedade e a mentalidade moderna fazem com que o ser humano desenvolva atitudes e comportamentos contraditórios e conflitivos, na maioria das vezes nocivas à própria pessoa, à sociedade e ao meio natural. Chama a atenção sobre a ameaça que representa o apetite humano desenfreado na exploração de recursos naturais, com o uso de técnicas ainda predatórias para satisfazer necessidades induzidas por diversas razões.

O FUTURO.

O reconhecimento ao valor e respeito demandando pelo meio ambiente representa o primeiro passo na busca da coerência entre ética e meio ambiente. Temos que deixar a individualidade de lado e pensarmos mais coletivamente.

Vivemos tempos de mudanças agudas. É preciso preservar os mais vulneráveis das volatilidades do mercado de trabalho, prever as grandes mudanças disruptivas que afetarão setores inteiros da economia, fazer avançar uma agenda focada em inovação e desenvolvimento inclusivo e sustentável e, junto a tudo isso, promover o uso do conceito de sustentabilidade tal qual ocorrido com o cinto de segurança. Como hábito diário, incontestável em âmbito individual, institucional, empresarial, de toda a sociedade.

Uma vez reconhecida nossa responsabilidade, o devido cuidado com o aquilo que nos compete é nossa obrigação. Além da manutenção da natureza, somos responsáveis pela herança que será deixada para as gerações vindouras.

Engª Fabiane Bianchi Locatelli

Notícias anteriores

Logística Reversa será condicionante do licenciamento...

Em iniciativa inédita, a CETESB regulamenta a inclusão de metas de coleta e outras condições na implementação e operação de logística reversa.

04 de Dezembro, 2018 leia mais

QUAL A RELAÇÃO ENTRE ÉTICA E MEIO AMBIENTE?

A ÉTICA A ética pauta-se em valores, costumes e tradições seguidas pelo individuo, os quais, em grande medida, servem de referencial para o desdobramento...

29 de Novembro, 2018 leia mais

Afinal, os bioplásticos são uma solução ambiental ou falsa...

Embalagens feitas de materiais alternativos ao petróleo são apresentadas como alternativa através do uso de algas ou óleo de cozinha, como solução para o...

27 de Novembro, 2018 leia mais

Nova resolução no Rio Grande do Sul incentiva o plantio de...

Determinada pelo CONSEMA, a Resolução 383/2018 incentiva o plantio de florestas nativas. Ainda garante ao produtor rural que as árvores nativas plantadas...

20 de Novembro, 2018 leia mais

Fepam cria critérios para geração de energia elétrica por...

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) criou procedimentos para o licenciamento ambiental de empreendimentos de geração de energia elétrica...

14 de Novembro, 2018 leia mais

Nova portaria da FEPAM sobre o MTR ON LINE ...

A Portaria FEPAM Nº 33/2018 foi revogada pela nova Portaria FEPAM Nº 87/2018, que está em vigor desde 30/10/2018. Salienta a obrigatoriedade da utilização...

13 de Novembro, 2018 leia mais
  • Página 1 de 25
  • >