Notícias

20 de Novembro, 2018

Nova resolução no Rio Grande do Sul incentiva o plantio de florestas nativas

Determinada pelo CONSEMA, a Resolução 383/2018 incentiva o plantio de florestas nativas. Ainda garante ao produtor rural que as árvores nativas plantadas possam ser colhidas no futuro, quando chega a época adequada de exploração da madeira. A medida atende ao Decreto Estadual 53.862/2017.

O produtor deve solicitar gratuitamente o corte à Secretaria do Ambiente e desenvolvimento Sustentável (Sema) em no máximo quatro anos. A certificação do plantio deve ser feita no Sistema Online de Licenciamento Ambiental (SOL).

Atualmente, a autorização de corte é concedida pelos municípios que, com a nova regra, passarão a solicitar a apresentação do Certificado de Identificação de Florestas Plantadas com Espécies Nativas (Cifpen).

A secretária adjunta do Ambiente, Maria Patrícia Möllmann, explica que a Sema já emitia o certificado. No entanto, a resolução pretende estimular a atividade econômica do plantio, cultivo e exploração de espécies nativas, gerando desenvolvimento econômico e conservação da biodiversidade.

Ela acrescenta que os plantios já realizados, mesmo que ultrapassados os quatro anos, podem ser certificados pela Sema, atendendo a uma regra de transição. Para isso, devem ser solicitados no prazo de cinco anos, contando da publicação da Resolução Consema n° 383/2018 no Diário Oficial do Estado, em 22 de outubro de 2018.

Notícias anteriores

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Muito se tem ouvido sobre as mudanças que a IA está fazendo e ainda tem por fazer na produtividade das indústrias, na saúde... na vida das pessoas. O que...

18 de Julho, 2019 leia mais

ALTERAÇÃO NAS REGRAS DO CADASTRO FLORESTAL DO RS

A aprovação da Lei Estadual nº 15.272/2019 introduziu modificações nas Taxas de Serviços Diversos, que incidem sobre os registros e renovações no...

03 de Julho, 2019 leia mais

Justiça condena Estado francês por poluição do ar de Paris

O Estado francês foi considerado culpado pela Justiça por não tomar medidas contra a poluição do ar.

26 de Junho, 2019 leia mais

Fepam estabelece procedimentos e critérios de integração de...

Foi publicado no Diário Oficial Do Rio Grande do Sul, de 03 de Junho de 2019, a Portaria FEPAM nº 43/2019, que disciplina os procedimentos e critérios...

19 de Junho, 2019 leia mais

SÉRIE ESPECIAL SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2019 - SEXTA FEIRA

LOGÍSTICA REVERSA

07 de Junho, 2019 leia mais

SÉRIE ESPECIAL SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2019 - QUINTA FEIRA

Biogás: “pegada negativa de carbono”

07 de Junho, 2019 leia mais
  • Página 1 de 28
  • >