Notícias

20 de Novembro, 2018

Nova resolução no Rio Grande do Sul incentiva o plantio de florestas nativas

Determinada pelo CONSEMA, a Resolução 383/2018 incentiva o plantio de florestas nativas. Ainda garante ao produtor rural que as árvores nativas plantadas possam ser colhidas no futuro, quando chega a época adequada de exploração da madeira. A medida atende ao Decreto Estadual 53.862/2017.

O produtor deve solicitar gratuitamente o corte à Secretaria do Ambiente e desenvolvimento Sustentável (Sema) em no máximo quatro anos. A certificação do plantio deve ser feita no Sistema Online de Licenciamento Ambiental (SOL).

Atualmente, a autorização de corte é concedida pelos municípios que, com a nova regra, passarão a solicitar a apresentação do Certificado de Identificação de Florestas Plantadas com Espécies Nativas (Cifpen).

A secretária adjunta do Ambiente, Maria Patrícia Möllmann, explica que a Sema já emitia o certificado. No entanto, a resolução pretende estimular a atividade econômica do plantio, cultivo e exploração de espécies nativas, gerando desenvolvimento econômico e conservação da biodiversidade.

Ela acrescenta que os plantios já realizados, mesmo que ultrapassados os quatro anos, podem ser certificados pela Sema, atendendo a uma regra de transição. Para isso, devem ser solicitados no prazo de cinco anos, contando da publicação da Resolução Consema n° 383/2018 no Diário Oficial do Estado, em 22 de outubro de 2018.

Notícias anteriores

Parques nacionais no RS vão ser cedidos à iniciativa privada,...

Medida envolve áreas em Canela e Cambará do Sul e deve ser detalhada em visita do ministro Ricardo

12 de Abril, 2019 leia mais

Abril Verde

Abril Verde é uma campanha de conscientização e orientação com o objetivo de prevenir acidentes e doenças do trabalho. Fonte: Conceito Zen

05 de Abril, 2019 leia mais

Virada Sustentável de Porto Alegre chega à sua quarta edição...

Evento foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, no Theatro São Pedro

05 de Abril, 2019 leia mais

MPF: mineração ilegal no Parque da Serra da Canastra vem...

Operação realizada nesta quarta-feira combate a extração clandestina de quartzito, que tem causado graves danos ambientais

20 de Fevereiro, 2019 leia mais

NOVIDADES NO CADASTRO FLORESTAL ESTADUAL DO RS - COMUNICADO

O recolhimento das taxas referentes ao ano base de 2019, para todas as modalidades de atividades, foram temporariamente suspensas.

15 de Fevereiro, 2019 leia mais

Brasil terá 1ª usina de geração de energia por meio de...

O mérito é todo do Paraná: o Estado será o primeiro do Brasil a colocar em funcionamento uma usina de geração de biogás, que transformará lodo de...

23 de Janeiro, 2019 leia mais
  • Página 1 de 26
  • >