Notícias

14 de Novembro, 2018

Fepam cria critérios para geração de energia elétrica por fonte solar

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) criou procedimentos para o licenciamento ambiental de empreendimentos de geração de energia elétrica por fonte solar. A Portaria da Fepam 089/2018, que trata do assunto foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (13).
Considerando que os empreendimentos de geração de energia elétrica solar representam uma fonte limpa e sustentável de geração de eletricidade, sem emissão de gases de efeito estufa e com baixo potencial de impacto ambiental, o licenciamento se dará através de Relatório Ambiental Simplificado (RAS).
Somente será necessário Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) em casos previstos em lei em que seja preciso realizar a supressão de vegetação nativa arbórea ou campestre de Mata Atlântica em estágio primário ou avançado médio de regeneração, quando houver necessidade de remoção de comunidades, ou existência em áreas de concentração de aves migratórias, ou existência de endemismos, e ainda, se a tecnologia for heliotérrmica.
Cabe destacar que, conforme a resolução 372/2018 do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) serão isento do licenciamento os empreendimentos com potência instalada menor ou igual a 5 MW, identificados como minigeração.
Fonte: FEPAM / SEMA
Fone: (51) 3288 8115 / 3288 8182
 

Notícias anteriores

Parques nacionais no RS vão ser cedidos à iniciativa privada,...

Medida envolve áreas em Canela e Cambará do Sul e deve ser detalhada em visita do ministro Ricardo

12 de Abril, 2019 leia mais

Abril Verde

Abril Verde é uma campanha de conscientização e orientação com o objetivo de prevenir acidentes e doenças do trabalho. Fonte: Conceito Zen

05 de Abril, 2019 leia mais

Virada Sustentável de Porto Alegre chega à sua quarta edição...

Evento foi inaugurado na manhã desta sexta-feira, no Theatro São Pedro

05 de Abril, 2019 leia mais

MPF: mineração ilegal no Parque da Serra da Canastra vem...

Operação realizada nesta quarta-feira combate a extração clandestina de quartzito, que tem causado graves danos ambientais

20 de Fevereiro, 2019 leia mais

NOVIDADES NO CADASTRO FLORESTAL ESTADUAL DO RS - COMUNICADO

O recolhimento das taxas referentes ao ano base de 2019, para todas as modalidades de atividades, foram temporariamente suspensas.

15 de Fevereiro, 2019 leia mais

Brasil terá 1ª usina de geração de energia por meio de...

O mérito é todo do Paraná: o Estado será o primeiro do Brasil a colocar em funcionamento uma usina de geração de biogás, que transformará lodo de...

23 de Janeiro, 2019 leia mais
  • Página 1 de 26
  • >