Glob Engenharia Ambiental

Ibama abre banco de dados do Sistema DOF para acesso público

Postado 26/09/2018

O Ibama abriu na última sexta-feira (14/09) para acesso público o banco de dados do Sistema DOF (Documento de Origem Florestal), que controla o transporte e o armazenamento de toda a madeira comercializada no país. A iniciativa permite que qualquer pessoa tenha acesso a dados sobre trânsito de madeira, conversão de produtos florestais em objetos de consumo, importação, exportação, destinação, volume de extração autorizado em área de floresta e saldo remanescente de autorizações, entre outros.

A criação do Sistema DOF em 2006 resultou na substituição de documentos em papel por um ambiente digital para trâmite de pedidos e autorizações relacionados a transporte e armazenamento de madeira. Essa inovação permitiu a formação de um banco de dados único e centralizado com informações de todo o país, o que favoreceu o controle do fluxo de madeira pelos órgãos federais.

Nos últimos 12 anos o Sistema DOF foi aprimorado com funcionalidades que permitem a verificação automática da consistência de informações, o acesso direto a dados cadastrais de remetentes e destinatários de produtos florestais e o registro em tempo real das transações com madeira realizadas em âmbito nacional.

Apesar dos avanços, faltava ao Sistema DOF a possibilidade de acessar informações sobre a origem da madeira. Essa necessidade foi atendida com o lançamento, em março de 2017, do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), que rastreia toda a cadeia produtiva da madeira, da origem à destinação final. O DOF se tornou um dos módulos do Sinaflor. Além do DOF, todos os demais dados relativos ao Sinaflor serão tornados públicos até o final deste ano.

Gostaria de solicitar um orçamento?

fale com a gente