Notícias

22 de Agosto, 2018

Compliance e Integridade para um Brasil melhor

São muitos os desafios vividos por profissionais e empresas em relação às questões de ética, corrupção e conformidade. Estamos realmente passando por um momento de transformação que exige capacidade de mudança, desenvolvimento constante e adequação às novas regras. Hoje o mercado e a sociedade valorizam e desejam profissionais e organizações comprometidos com o compliance e com a integridade.
O indivíduo que é compliance sabe agir em conformidade com regras e legislações e orienta-se pelos valores éticos e morais da sociedade em que vive. O indivíduo íntegro se comporta de maneira correta, honesta e contrária à corrupção, tem consistência entre suas palavras e sua ação.
No contexto organizacional, o compliance é a consequência de uma organização que cumpre com suas obrigações de forma sustentável, incorporando a conformidade na cultura, no comportamento e nas atitudes das pessoas que fazem parte dela. Uma empresa íntegra atua dentro da legalidade, buscando sempre impedir a ocorrência de irregularidades em seus negócios. A integridade corporativa é vista como uma força simbólica que representa reputação, reforçando a razão de ser, os valores e princípios da organização.
Estamos evoluindo e nos aprimorando, o que nos impulsiona para termos mais sucesso a longo prazo e maior longevidade corporativa. Felizmente temos hoje muitas iniciativas, ferramentas e normas que nos orientam em direção a esse caminho. Atualmente, existem programas estruturados de compliance, Leis Federais e Normas de Sistemas de Gestão que se propõem a orientar e reconhecer esforços de empresas comprometidas com a prevenção e o combate à corrupção e fraudes. Publicações como a regulamentação da Lei Anticorrupção, o Programa de Integridade Pró-Ética do Governo Federal, o Estatuto da Empresa Jurídica e Sociedade Mista e as Normas ISO 19600 :2014 e 37001:2016 são instrumentos que orientam e viabilizam a implementação de boas práticas.
Todos esses recursos estão disponíveis para as empresas, mas são os indivíduos os atores principais deste movimento, são eles que precisam querer agir e estar em conformidade. O compromisso com a ética, conformidade e integridade devem ser expressados através do exemplo da alta direção e de todos os profissionais envolvidos. O estabelecimento de políticas, a capilaridade da informação e o aporte de recursos para um sistema de gestão são evidências da intenção legítima de ser e estar em conformidade e de agir com integridade.
Ao contrário do que alguns pensam, a adoção de um programa de compliance e integridade não é tão complexo. Conforme a publicação “Integridade para Pequenos Negócios” - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 2017 - um ambiente empresarial íntegro começa com pequenos passos, como a divulgação dos valores pelo fundador ou presidente, visando diminuir riscos e prevenir a ocorrência de atos ilícitos;  a adoção de medidas para prevenir e combater a fraude e a corrupção, e a difusão de valores e princípios organizacionais que estimulem comportamentos éticos e fortalecimento de controles internos. 
Nesse sentido, também é importante apontar alguns riscos enfrentados pelas empresas pela não adoção de práticas de conformidade e integridade como a perda reputacional, perda mercadológica e financeira e rigorosas sanções legais.
Para que o sistema aconteça de maneira eficiente, algumas etapas são comuns nos programa de compliance e integridade, sendo divulgadas em diferentes literaturas. O envolvimento da alta direção e o mapeamento dos riscos que a empresa precisará mitigar são fundamentais para a estruturação do programa. Na sequência, é fundamental a definição de controles internos para prevenção, assim como a elaboração de códigos de ética e conduta e o desenvolvimento de programas contínuos de comunicação e treinamento. As etapas finais exigem a definição de controles e monitoramento que podem ser feitos através de canais de denúncia e, para garantir os resultados, é necessário um plano eficaz de investigação. 
A implantação de um sistema de compliance e integridade não necessita ser robusta, mas deve considerar a realidade da empresa. No entanto, exige uma forte integração com a estratégia da organização, requerendo processos formais e interdependentes.
Apesar de termos consciência do grande desafio, implantar um sistema de compliance e integridade organizacional é uma oportunidade para que a organização desenvolva um novo padrão de excelência, tornando-se uma organização sustentável e bem-sucedida, impulsionando um comportamento socialmente responsável, condições estas que nos conduziriam àquilo que todos desejamos: um Brasil melhor!

Autoria: Hana Witt

Notícias anteriores

MPF: mineração ilegal no Parque da Serra da Canastra vem...

Operação realizada nesta quarta-feira combate a extração clandestina de quartzito, que tem causado graves danos ambientais

20 de Fevereiro, 2019 leia mais

NOVIDADES NO CADASTRO FLORESTAL ESTADUAL DO RS - COMUNICADO

O recolhimento das taxas referentes ao ano base de 2019, para todas as modalidades de atividades, foram temporariamente suspensas.

15 de Fevereiro, 2019 leia mais

Brasil terá 1ª usina de geração de energia por meio de...

O mérito é todo do Paraná: o Estado será o primeiro do Brasil a colocar em funcionamento uma usina de geração de biogás, que transformará lodo de...

23 de Janeiro, 2019 leia mais

Logística Reversa será condicionante do licenciamento...

Em iniciativa inédita, a CETESB regulamenta a inclusão de metas de coleta e outras condições na implementação e operação de logística reversa.

04 de Dezembro, 2018 leia mais

QUAL A RELAÇÃO ENTRE ÉTICA E MEIO AMBIENTE?

A ÉTICA A ética pauta-se em valores, costumes e tradições seguidas pelo individuo, os quais, em grande medida, servem de referencial para o desdobramento...

29 de Novembro, 2018 leia mais

Afinal, os bioplásticos são uma solução ambiental ou falsa...

Embalagens feitas de materiais alternativos ao petróleo são apresentadas como alternativa através do uso de algas ou óleo de cozinha, como solução para o...

27 de Novembro, 2018 leia mais
  • Página 1 de 25
  • >