Glob Engenharia Ambiental

MUNICÍPIOS DO CISGA DESENVOLVEM PLANO INTERMUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Postado 16/07/2017

Nesta sexta-feira, 14, o Prefeito Guilherme Pasin esteve reunido com o Secretário do Meio Ambiente, Claudiomiro Dias e com o Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), Luís Espeiorin. Na ocasião, eles apresentaram o Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que será implantado pelos Municípios do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (CISGA).

 

O projeto, que conta com assessoria técnica da empresa Global Engenharia Ambiental Ltda, visa integrar os 14 municípios para ações conjuntas desenvolvendo de forma regional programas de educação ambiental, metas para diminuir a quantidade de resíduos gerados e alternativas mais sustentáveis para o tratamento e destinação final de rejeitos.

 

O Presidente do COMDEMA, Luís Espeiorin destaca que as ações já iniciaram com o diagnóstico da realidade de cada integrante do consórcio, englobando a quantidade de resíduos gerados e os custos com a coleta e destinação. “Nesta fase estamos desenvolvendo a campanha de Educação ambiental, que irá padronizar modelos e cores das lixeiras, além material de divulgação e orientação”, disse. Atualmente os Municípios integrantes do consórcio geram juntos cerca de 70 mil toneladas de resíduos por ano

 

Para o Prefeito Guilherme Pasin a padronização nos serviços possibilita a implantação de soluções integradas e resolutivas. “A questão dos resíduos é o grande desafio dos Municípios de todo o país. Com a padronização da educação ambiental, legislação, coleta e destinação iniciamos um processo resolutivo para a questão”, destaca.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Emanuele Nicola

Gostaria de solicitar um orçamento?

fale com a gente