Notícias

07 de Junho, 2018

GLOBAL ENGENHARIA AMBIENTAL APRESENTA PGIRS EM AUDIENCIAS PUBLICAS NOS MUNICIPIOS DO CISGA

A Global Engenharia Ambiental esta trabalhando no projeto de elaboração e execução do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos-PGIRS desde 2016 juntamente com o Grupo Gestor do Plano que é formado por 2 representantes de cada município participante. O principal objetivo do trabalho, além da elaboração PGIRS é colocar em pratica as ações sugeridas, para que não seja somente um projeto, mas sim algo construído, implementado e monitorado, ou seja, vivo, dentro dos municípios.

A Semana do Meio Ambiente foi escolhida para ser apresentado o PGIRS, nos 15 municípios consorciados ao CISGA-Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha, que abrange uma população de 262mil habitantes.

Nesse sentido já foram realizadas diversas ações consorciadas, desde campanhas de educação ambiental com material padronizado do CISGA, treinamentos e visitas técnicas para especialização dos membros das secretarias de meio ambiente, campanhas de coletas de resíduos especiais consorciadas, além de acordos viabilizando a logística reversa de resíduos.

O PGIRS também apresenta estudo detalhado de rotas tecnológicas para tratamento do RSU de forma consorciada bem como as ações e metas de curto, médio e longo prazo para o atingimento dos objetivos propostos.

A fase final do projeto esta em execução justamente na Semana do Meio Ambiente, onde estão sendo realizadas as Audiências Publicas para apresentação do PGIRS a toda comunidade em todos os municípios consorciados. As apresentações, feitas pelo Grupo Gestor e técnicos da Global Engenharia Ambiental tem como objetivo colher sugestões para melhoria do Plano apresentado.

Porém, o projeto não encerra nessa fase. O trabalho todo foi estruturado para que o Grupo Gestor permaneça se encontrando, monitorando as ações e trocando informações para melhoria dos resultados.

A Engª da Global Fabiane Bianchi Locatelli, coordenadora técnica do PGIRS,  afirma que “os benefícios do trabalho consorciado já foram sentido pelos participantes. Houve muita troca de experiências, ampliação do conhecimento e economia com as ações e campanhas consorciadas. Acreditamos que a comunidade toda perceberá o resultado positivo do trabalho de acordo com a implementação das ações.”

FONTE: GLOBAL ENGENHARIA AMBIENTAL

Notícias anteriores

Ibama abre banco de dados do Sistema DOF para acesso público

O Ibama abriu na última sexta-feira (14/09) para acesso público o banco de dados do Sistema DOF (Documento de Origem Florestal), que controla o transporte e...

26 de Setembro, 2018 leia mais

Descarte incorreto de lixo pode causar problemas na rede de...

Lenços umedecidos, embalagens de salgadinho, biscoitos e garrafa pet são os principais vilões.

19 de Setembro, 2018 leia mais

Fepam isenta geração de energia elétrica a partir de fonte...

Medida serve para desburocratizar a geração distribuída de energia e promover seu desenvolvimento .

14 de Setembro, 2018 leia mais

Compliance e Integridade para um Brasil melhor

São muitos os desafios vividos por profissionais e empresas em relação às questões de ética, corrupção e conformidade. Estamos realmente passando por...

22 de Agosto, 2018 leia mais

Critérios de sustentabilidade da ONU Meio Ambiente orientam...

A Advocacia-Geral da União (AGU) do Rio Grande do Sul realizou sua primeira aquisição de papel utilizando os critérios de sustentabilidade do projeto...

16 de Agosto, 2018 leia mais

Sustentabilidade Ambiental e a Alta Administração

Muito se fala de que sustentabilidade ambiental e negócios empresariais caminham em lados opostos. Adicionalmente, argumenta-se que se a organização investe...

31 de Julho, 2018 leia mais
  • Página 1 de 24
  • >