Glob Engenharia Ambiental

GLOBAL ENGENHARIA AMBIENTAL APRESENTA PGIRS EM AUDIENCIAS PUBLICAS NOS MUNICIPIOS DO CISGA

Postado 07/06/2018

A Global Engenharia Ambiental esta trabalhando no projeto de elaboração e execução do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos-PGIRS desde 2016 juntamente com o Grupo Gestor do Plano que é formado por 2 representantes de cada município participante. O principal objetivo do trabalho, além da elaboração PGIRS é colocar em pratica as ações sugeridas, para que não seja somente um projeto, mas sim algo construído, implementado e monitorado, ou seja, vivo, dentro dos municípios.

A Semana do Meio Ambiente foi escolhida para ser apresentado o PGIRS, nos 15 municípios consorciados ao CISGA-Consorcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha, que abrange uma população de 262mil habitantes.

Nesse sentido já foram realizadas diversas ações consorciadas, desde campanhas de educação ambiental com material padronizado do CISGA, treinamentos e visitas técnicas para especialização dos membros das secretarias de meio ambiente, campanhas de coletas de resíduos especiais consorciadas, além de acordos viabilizando a logística reversa de resíduos.

O PGIRS também apresenta estudo detalhado de rotas tecnológicas para tratamento do RSU de forma consorciada bem como as ações e metas de curto, médio e longo prazo para o atingimento dos objetivos propostos.

A fase final do projeto esta em execução justamente na Semana do Meio Ambiente, onde estão sendo realizadas as Audiências Publicas para apresentação do PGIRS a toda comunidade em todos os municípios consorciados. As apresentações, feitas pelo Grupo Gestor e técnicos da Global Engenharia Ambiental tem como objetivo colher sugestões para melhoria do Plano apresentado.

Porém, o projeto não encerra nessa fase. O trabalho todo foi estruturado para que o Grupo Gestor permaneça se encontrando, monitorando as ações e trocando informações para melhoria dos resultados.

A Engª da Global Fabiane Bianchi Locatelli, coordenadora técnica do PGIRS,  afirma que “os benefícios do trabalho consorciado já foram sentido pelos participantes. Houve muita troca de experiências, ampliação do conhecimento e economia com as ações e campanhas consorciadas. Acreditamos que a comunidade toda perceberá o resultado positivo do trabalho de acordo com a implementação das ações.”

FONTE: GLOBAL ENGENHARIA AMBIENTAL

Gostaria de solicitar um orçamento?

fale com a gente