Glob Engenharia Ambiental

Como esta o Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde no sul do Brasil?

Postado 11/01/2018

Os dados apresentados a seguir são resultado da pesquisa direta aplicada pela ABRELPE aos municípios e de levantamento junto às empresas do setor, os quais permitiram a projeção nacional.

Os resultados da pesquisa permitiram concluir que, em 2016, 4.495 municípios prestaram os serviços de coleta, tratamento e disposição final de 256.238 toneladas de RSS, o equivalente a 1,24kg por habitante/ano. O dado atual representa uuma redução na geração de 2015 para 2016, seguindo o mesmo movimento decrescente na geração dos demais grupos de resíduos sólidos.

De acordo com dados fornecidos pelas empresas do setor, a capacidade instalada em equipamentos para tratamento de RSS por diferentes tecnologias não se alterou e manteve as 995,3 toneladas diárias registradas em 2015.

A legislação aplicável estabelece que determinadas classes de resíduos de serviços de saúde demandam algum tipo de tratamento previamente à sua disposição final; no entanto, cerca de 25,7% dos municípios brasileiros ainda destinaram os RSS coletados sem declarar o tratamento prévio dado aos mesmos, o que contraria as normas vigentes e apresenta riscos diretos aos trabalhadores, à saúde pública e ao meio ambiente.

Fonte: Abrelpe

Gostaria de solicitar um orçamento?

fale com a gente