Glob Engenharia Ambiental

Divulgados dados referente a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos do Brasil

Postado 11/01/2018

Os números referentes à geração de RSU revelam um total anual de quase 78,3 milhões de toneladas no país, resultante de uma queda de 2% no montante gerado em relação à 2015.

O montante coletado em 2016 foi de 71,3 milhões de toneladas, o que registrou um índice de cobertura de coleta de 91% para o país, pequeno avanço comparado ao ano anterior, e que evidencia que 7 milhões de toneladas de resíduos não foram objeto de coleta e, con- sequentemente, tiveram destino impróprio.

A disposição final dos RSU coletados demonstrou piora comparado ao índice do ano anterior, de 58,7%, para 58,4% ou 41,7 milhões de toneladas enviadas para aterros sanitários. O ca- minho da disposição inadequada continuou sendo trilhado por 3.331 municípios brasileiros, que enviaram mais de 29,7 milhões de toneladas de resíduos, correspondentes a 41,6% do coletado em 2016, para lixões ou aterros controlados, que não possuem o conjunto de sistemas e medidas necessários para proteção do meio ambiente contra danos e degradações.

Os recursos aplicados pelos municípios em 2016 para fazer frente a todos os serviços de limpeza urbana no Brasil foram, em média, de cerca de R$9,92 mensais por habitante, uma queda de 0,7% em relação a 2015.

A geração de empregos diretos no setor de limpeza pública também apresentou queda de 5,7% em relação ao ano anterior e perdeu cerca de 17.700 postos formais de trabalho no setor.

O mercado de limpeza urbana no país seguiu a mesma tendência de recessão econômica e movimentou R$27,3 bi, uma queda de 0,6% em comparação a 2015.

 

GERAÇÃO DERSU

A população brasileira apresentou um crescimento de 0,8% entre 2015 e 2016, enquanto a geração per capita de RSU registrou queda quase 3% no mesmo período. A geração total de resíduos sofreu queda de 2% e chegou a 214.405 t/dia de RSU gerados no país.

COLETA DE RSU

A quantidade de RSU coletados no país apresentou índices negativos condizentes com a que- da na geração de RSU, tanto no total quanto no per capita e na comparação com o ano an- terior. No entanto, a cobertura de coleta nas regiões e no Brasil apresentou ligeiro avanço   e a região Sudeste continua respondendo por cerca de 52,7% do total e apresenta o maior percentual de cobertura dos serviços de coleta do país.

COLETA SELETIVA DERSU

A pesquisa direta realizada pela ABRELPE permitiu projetar que 3.878 municípios apresentam alguma iniciativa de coleta seletiva; cabe ressaltar, para o correto entendimento das informa- ções apresentadas a seguir, que em muitos municípios as atividades de coleta seletiva não abrangem a totalidade de sua área urbana.

Os dados detalhados a seguir por meio de gráfico e tabela mostram os resultados obtidos para o Brasil, bem como permitem a comparação destes com os resultados obtidos na pes- quisa de 2015.

DISPOSIÇÃO FINAL DERSU

Os índices de disposição final de RSU apresentaram retrocesso no encaminhamento ambien- talmente adequado dos RSU coletados, passando a 58,4% do montante anual disposto em aterros sanitários. As unidades inadequadas como lixões e aterros controlados ainda estão presentes em todas as regiões do país e receberam mais de 81 mil toneladas de resíduos por dia, com elevado potencial de poluição ambiental e impactos negativos na saúde.

 

Fonte: Panorama Abrelpe 

Gostaria de solicitar um orçamento?

fale com a gente